sábado, 21 de junho de 2014

A Sabedoria, o Amor e a Glória de Deus



A poderosa sabedoria de Deus é sempre ativa e nunca falha. Todas as obras de sua criação, providência e graça demonstram isso, e enquanto não virmos nelas a sua sabedoria, não teremos uma visão correta. Não poderemos, entretanto, reconhecer a sabedoria de Deus a menos que conheçamos com que finalidade Ele age. Muitos erram neste ponto. Entendem mal o que a Bíblia diz quando fala que Deus é amor (1Jo 4.8-10), pensam que Deus planeja uma vida livre de problemas para todos, independente de sua condição moral e espiritual; e, consequentemente, concluem que qualquer situação dolorosa ou difícil (doença, acidente, injúria, perda de trabalho, sofrimento de um ente querido) indica que a sabedoria ou o poder de Deus, ou ainda ambas as coisas tenham falhados, ou que Deus afinal não existe. Mas essa ideia do propósito de Deus é um completo engano.

A sabedoria de Deus não é, e nunca foi, prometida a um mundo caído, no sentido de mantê-lo feliz, ou proporcionar conforto ao incrédulo. Nem mesmo aos cristãos foi prometida uma vida fácil, pelo contrário, bem o inverso disso. Ele tem outros fins em vista para a vida neste mundo além de simplesmente torná-la fácil para todos.

O que Ele pretende, então? Qual o seu objetivo? O que Ele almeja? Quando criou o homem, seu propósito era que este deveria amá-Lo e honrá-Lo, louvando-O pela variedade e complexidade ordenada de seu mundo, usando-o de acordo com a sua vontade, e assim gozando tanto o mundo como a Ele. E embora o homem tenha caído, Deus não abandonou o seu proósito incial. Ele ainda planeja que uma grande multidão venha a amá-Lo e honrá-Lo. [...]

Esta será a "glória" de Deus, e a "glória" do homem também, em todos os sentidos que essa palavra significativa pode expressar. Mas isso só será totalmente realizado no mundo futuro, no contexto da transformação de toda a ordem criada. Entretanto, enquanto isso não acontece, Deus age firmemente para que esse propósito se realize.

- por J. I. Packer 
Fonte: O Conhecimento de Deus, Ed. Mundo Cristão, págs. 79-80.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, comente este texto. Suas críticas e sugestões serão úteis para o crescimento e amadurecimendo dos assuntos aqui propostos.

O culto online e a tentação do Diabo

Você conhece o plano de fundo deste texto olhando no retrovisor da história recente: pandemia, COVID-19... todos em casa e você se dá conta ...