quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Coreografia na Igreja - A Dança da Ignorância!


A ignorância dança na minha frente! Colorida, maquiada, e iluminada, ela se contorce feita serpente, mas não entendo o que ela quer dizer! 

Trevas medievais se abatem sobre o culto de igrejas modernas. Novamente os ministros do evangelho estão buscando roupas, cores, luzes, sons, gestos mudos, e centralidade em mulheres que, sem saber, roubam a glória de Cristo nos cultos dessas igrejas. Dessa forma, a velha igreja Católica Romana com seu culto colorido tem sido lembrada no meio evangélico. 

Estive pregando em um congresso para jovens presbiterianos, e fiquei decepcionado ao ver que, o culto desses jovens nada tinha a ver com o presbiterianismo histórico, nem com o sistema calvinista de adoração. Não sei quem é o culpado por tantos descaminhos dentro de nossas igrejas; o que sei é que o culto presbiteriano está aleijado em muitas igrejas; precisa de muletas para andar. O princípio que subjaz esta enfermidade é o fato dos líderes acharem que só a Palavra de Deus e os sacramentos já não podem mais ter tanta graça, e para isso insistem em trazer algo com mais engraçado. O que pude observar naquele congresso não posso chamar de culto. Não tive impressão de que as pessoas ali estivessem com suas mentes voltadas para Deus. Palco com muitas luzes pondo seus holofotes em moças maquiadas, brilhando à luz dos reflexos de sapatilhas prateadas, com vestidos multicoloridos, contorcendo seus corpos como serpentes, e até, sensualmente mostrando o contorno de seus corpos, dançando e sinalizando com os membros superiores e inferiores, gestos obscuros que ninguém entendia o que queriam dizer com aqueles movimentos. 

Quando sento num banco de igreja e vejo aquelas mocinhas dançando na minha frente, nada mais consigo além da ignorância dançante de seus líderes. Como dançam ao som de músicas, entendo a letra da música, mas não sei o que elas pretendem dizer com seus braços e pernas que sobem e descem sincronizadamente, repetindo cansativamente os mesmos movimentos. Será que somente eu não compreendo a linguagem daqueles corpos coloridos, brilhantes e emudecidos, que se contorcem sobre o palco querendo dizer algo? Será que terei que aprender um alfabeto dos movimentos coreográficos para decodificar a mensagem dançada? 

Foi-me dito que elas estão louvando a Deus. Estranho! Parece que esse louvor nunca poderá ser congregacional; ou imaginaremos os anciãos da igreja coreografando sincronizadamente? Por que essa modalidade de louvor só pode ser praticada por moças novas? 

POR QUE A COREOGRAFIA NÃO É A VONTADE DE DEUS PARA O CULTO CRISTÃO? 

1) PORQUE É UM MEIO ATRASADO E PRIMITIVO DE COMUNICAÇÃO QUE COMPROMETE O CULTO À OBSCURIDADE E AO ERRO. 

O meio mais direto, perfeito e objetivo de nos comunicarmos com Deus é por meio da palavra inteligível. Os movimentos corporais podem representar simbolismos nas muitas religiões pagãs e de mistérios pelo mundo afora; mas só o culto revelado a Israel (Rm 9:4) contém os verdadeiros elementos que agradam a Deus. Nada há no culto de Israel que lembre o culto pagão das nações vizinhas, que era recheado de danças folclóricas. O louvor de Israel sempre foi por meio de palavras inteligíveis, e não por expressões corporais. Além disso, teria que haver uma codificação dos movimentos, para que a igreja pudesse ler e decodificar o significado de cada movimento, o que é impossível, pois como é uma dança ao som de músicas, as letras das músicas confundiriam as letras expressas pela linguagem corporal. Ainda assim, a expressão corporal seria inviável para o culto porque o corpo é mudo e seus movimentos limitados, tendo-se que repetir as mesmas coisas significadas, e caindo no erro das vãs repetições. 

A coreografia é proibida pelo apóstolo Paulo por representar uma forma muda de expressão que nada expressa. Nenhuma formalidade sem sentido deveria fazer parte do culto cristão, (I Co 14:8-9). A própria palavra louvar (do lat. Laudare) sempre está relacionada a “dizer algo inteligível à mente”, “bendizer”; assim sendo nunca poderia ser empregada para gestos ou expressões corporais. O Salmo 150:4 emprega o termo para “adulfes e danças” porque está citando a expressão de Êxodo 15:20-21, que é acompanhada de bendições em alta voz por Miriam e as mulheres que acompanharam o coro. 

Todo meio obscuro de cultuar a Deus é proibido em sua Palavra, pois a igreja tem entender a mensagem para dar o amém, (I Co 14:16). Toda forma de culto que não comunica a mensagem inteligívelmente, é semelhante a falar ao ar, (I Co 14:9). Além do mais, o apóstolo Paulo ensina que o culto cristão é racional, pertencente ao entendimento, (Rm 12:1). Cultos em que não se entende a mensagem ou o louvor, são caracteristicamente pagãos em sua essência. 

Usar exemplos de Miriam ou Davi é cometer sério erro hemenêutico. Eles dançaram porque quiseram; não estavam obedecendo a nenhum mandamento da lei, nem seu exemplo ficou para ser seguido. O povo de Deus não segue exemplos, e sim ordens. * 

2) PORQUE NÃO É PARTE INTEGRANTE DE NENHUM DOS MEIOS DE GRAÇA, E, PORTANTO NÃO PODE FAZER PARTE DO CULTO. 

Além dos sacramentos e da palavra, Cristo e os apóstolos não instituíram nada mais como meio de graça para o povo de Deus. Todos os elementos do culto cristão são, necessariamente, meios de graça. Mas fica difícil explicar como um grupo de mulheres fantasiadas e dançantes se tornariam um meio de graça para a igreja de Cristo. O que coreografia tem a ver com a história da redenção? O que as danças comunicariam à mente dos crentes? A música cantada é ordenada nas epístolas paulinas, e foi usada por Cristo ao término da ceia; nada há, porém, quanto à dança. 

3) PORQUE NÃO FAZ PARTE DE NUNHUMA ORDEM LITÚRGICA ENCONTRADA NO VELHO OU NOVO TESTAMENTO. 

A própria expressão “dança litúrgica” é precária, pois não há nenhuma liturgia de culto onde haja danças no Velho ou Novo Testamento. 

O culto foi uma das dádivas pactuais dadas ao povo de Israel, e sobre o qual a nova aliança é inspirada. Não há nenhum registro do culto no Antigo Testamento que danças fizeram parte do culto israelita no templo. O culto de Israel era santíssimo, e jamais seria profanado por elementos de cultos pagãos. Os povos vizinhos de Israel adoravam o sol, as estrelas, gatos, serpentes, jacarés, deusas, e deuses, dançando religiosamente para eles. Esse culto dançante era originado da própria vontade humana, mas o culto do Deus de Israel tinha origem divina, e foi revelado pelo próprio Deus ao seu povo, (Rm 9:4); em nenhum lugar da revelação Deus requereu danças; elas eram exatamente o elemento mudo das religiões pagãs daqueles tempos. O mesmo pode-se entender no Novo Testamento. Nenhuma evidência há para uma tradição pagã entre os crentes da igreja primitiva. 

4) PORQUE NÃO HÁ MODELO NEM MANDAMENTO APOSTÓLICO PARA ISTO. 

As ordens apostólicas do conteúdo do culto no que se refere a louvor é salmo, (I Co 14:26); salmos, hinos e cânticos espirituais, (Ef 5:19)**. Em nenhum lugar da tradição apostólica foi incluída coreografia, sendo, portanto, uma tradição humana acrescentada ao culto cristão. 

5) PORQUE ROUBA A GLÓRIA DE CRISTO E MACULA O CULTO DIVINO. 

O movimento moderno secular de coreografia na igreja apresenta-se como um show, bem ensaiado, e que, impecavelmente pretende agradar à expectativa de quem assiste. A atenção dos expectadores está em acompanhar os movimentos dos corpos brilhantes e coloridos e conferir as falhas e os acertos para depois atribuir-lhes elogios. Nada há na coreografia que leve a mente dos crentes a glorificar a Cristo, pois os corpos dançantes não falam à mente. Se nada comunicam, acabam distraindo a mente dos crentes e desviando o foco das atenções do verdadeiro culto que é Cristo. 

Nenhuma dançarina vai a um palco querendo dar glória a outrem, pois ela está ali para “demonstrar” e não para levar a mente das pessoas cativas a outro lugar que não sua própria pessoa. Assim, as dançantes amaldiçoam-se por roubar a centralidade da adoração a Deus, (Atos 12:21-23), por receber honras e elogios que deveriam ser de Cristo, e por tornar a adoração a Deus em show, culto profano e pagão. 

6) PORQUE A COREOGRAFIA SEMPRE ESTÁ ENVOLVIDA COM CARNALIDADE. 

Na coreografia, os movimentos dançantes são voltados para demonstrações dos corpos de quem dança. A mente de quem assiste é eficazmente desviada para contemplar movimentos, e não para pensar em Deus ou em Cristo. As moças fantasiam-se sensualmente, - exatamente como procedem as dançarinas mundanas para atrair olhares, e provocar impressões sensoriais fortes em quem assiste. Quando dizem que estão imitando a profetisa Miriam, com coreografias modernas, tais coreógrafos esquecem-se de que uma profetisa judia nunca vestiria trajes tão pecaminosos como as atuais fantasias que circulam nos palcos eclesiásticos dos nossos dias. Pelo efeito que produz, a coreografia é uma obra de sensualidade, voltada para o pecado da carne; e o pendor da carne é morte, (Rm 8:6). 

7) PORQUE É PECAMINOSO POR ENALTECER A NATUREZA HUMANA. 

Nada pode ocupar o centro da adoração cristã senão a Palavra de Deus, por meio do pregador. As danças, os conjuntos, cantores e corais são terminantemente proibidos de ocupar o lugar central da Palavra de Deus no verdadeiro culto cristológico. Todas essas pretensiosas formas de expressões de louvor são individuais e particularizadas, devendo apenas ser para uso de cada um em ambiente privado, não na igreja. Na igreja o culto é público, e o louvor sempre é congregacional. O apóstolo Paulo foi incisivo contra os coríntios com seus individualismos em detrimento da igreja como corpo. A visão de cantor A, conjunto B, coral C, que se apresentam sozinhos, segregando-se do louvor congregacional, nada mais é do que uma visão de fama, e isto é pecaminoso aos olhos de Deus. 

Uma expressão absurda que se usa muito nas liturgias seculares é o termo “participação especial” para designar um cantor que vai cantar na frente da igreja. Sem perceber, o liturgo anuncia que o culto vai parar porque alguém mais especial vai cantar. 

Sempre que houver o incentivo à manifestações particulares de louvor, a tendência é à segregação, individualismo, fama, elogios, e exaltação à pessoa que canta ou grupo que se apresenta. Assim sendo, tais modelos são carnais, (Gl 5:20-21) e devem ser evitados na igreja de Cristo. Todos esses modelos são seculares, trazidos do mundo pagão para dentro da igreja, sem nenhuma base bíblica. No céu toda a igreja cantará em um coral universal; lá não haverá participação especial de A ou B. Se a igreja de Cristo quer agradar a Deus, então, deverá copiar o modelo das coisas celestiais, e não das terrenas, (Cl 3:2). 

8) PORQUE É AFÔNICA E DENUNCIA-SE DESNECESSÁRIA.

A mais absurda idéia que podemos ouvir dos defensores da coreografia na igreja é que ela é uma maneira de louvar a Deus. Usam os textos dos Salmos 150 e o exemplo de Miriam (“Se ela dança, eu danço!”), e o exemplo de Davi – textos que tratarei mais adiante – para fundamentar uma teologia contraditória, por desconhecerem a verdadeira idéia do salmo 150 e do exemplo de Miriam. 

A grande contradição da coreografia é que ela precisa da música para louvar. Ora, como pode um corpo dançante louvar, se louvar é bendizer, e o corpo nada diz? 

Ao olharmos para o Salmo 150:4 (“Louvai ao Senhor com adulfes e danças”), o termo hebraico mahol “dança”, é um termo usado como símbolo de alegria após uma vitória. Normalmente uma mahol era acompanhada de adufes (tof); por isso o salmista usa o conjunto “adulfes e danças”. A expressão hebraica do Salmo 150:4 é exatamente a mesma encontrada em referência à dança de Miriam em Êxodo 15:20, em sua forma verbal (“tocaram adulfes e dançaram”). Algo muito importante que muitos deixam de esclarecer é que a dança de Miriam nada tem a ver com o moderna coreografia praticada nas igrejas. Vejamos as diferenças: 1) A dança de Miriam foi resultado de uma alegria de vitória do povo de Israel sobre os egípcios; 2) Foi acompanhada por um instrumental próprio; 3) Constituiu parte do ato de louvor a Deus pela vitória, que compunha-se de repertório, som, e dança. Daí podemos concluir: a) que Miriam não coreografou apenas gestos mudos; b) Que é errado referir-se a Miriam apenas à sua dança, pois ela tocou, cantou, e dançou; c) Que a parte mais importante do seu ato não foi a dança, e sim a letra da música que ela proferiu; d) Que o que louvou a Deus não foi o movimento do seu corpo, e sim as palavras que proferiu para engrandecer e bendizer a Deus; e) Que a dança de Miriam não foi uma parte integrante do louvor, e sim o resultado da alegria que sentiu, sendo apenas uma manifestação contingente. 

Uma segunda abordagem importante é lembrar que aquele ato de Miriam foi um ato profético extraordinário e inspirado, no qual, ela como profetisa inspirada, estava profetizando Palavras de Deus que ficaram registradas no cânon das Escrituras do Antigo Testamento. Portanto ninguém pode querer dançar como Miriam dançou, porque sua dança foi um mover inspirado do Espírito de Deus no profetismo do Antigo Testamento, que tinha fins de escrituração da Palavra de Deus; Miriam não dançou porque quis, e sim porque o Espírito quis. Quando as pessoas querem imitar Miriam, estão assumindo a postura do falso profeta, pois não têm credenciais para isto. 

Quanto ao Salmo 150, estaria dando ordens para louvar a Deus com danças? Absolutamente não! O salmista não está se referindo apenas à “dança”, separadamente de adulfe, pois ele está se referindo ao ato de Miriam. “Adulfes e danças” é a expressão do louvor profético da profetisa Miriam, que foi inclusa no livro dos salmos para ser lembrada continuamente no cântico de Israel, porque continha os elementos da redenção de Israel. 

Grande parte do erro da coreografia deve-se à visão errada que as pessoas têm dos Salmos. A maioria acha que os salmos são mandamentos; e quando lêem o Salmo 150:4, acham que o salmista está ordenando ao povo de Deus a dança como louvor. Os salmos são poemas musicais compostos pelos israelitas da antiguidade para serem usados como hinos na adoração. Ao invés de dançarem por causa da expressão do salmo, eles apenas cantavam o salmo; não há nenhum indício de que os israelitas dançassem no templo. Na verdade, o Salmo 150:4 não foi dado para imitar Miriam, mas para cantar a vitória redentiva que ela celebrou. Portanto, o Salmo 150:4 não é para ser dançado, e sim cantado. Bater tambores e movimentar o corpo nada diz acerca das grandezas de Deus; portanto, não é à dança ao que o salmista está se referindo, e sim ao que foi dito por Miriam quando dançou. 

O caso da dança de Davi em I Crônicas 15:29 tem sido usado como modelo ou mandamento para justificar coreografia. Isto consiste muito mais em ignorância do que exegese. Davi não deu ordens a ninguém para dançar, nem instituiu em seu reinado a “dança litúrgica”. Mais uma vez, somente o rei se empolgou porque estava vindo de uma vitória contra os filisteus, e apenas ele dançou. Davi dançou e se alegrou, mas depois é que adorou ao Senhor com cânticos dos Salmos de sua autoria, (I Cr 16:7-36). Isto é prova de que as danças do Antigo Testamento estão relacionadas com a história das vitórias de Israel, e nunca com a adoração. Danças no Antigo Testamento é uma expressão de alegria, e não de louvor. 

A dança celebra alegria, festa; a única festa a qual somos ordenados celebrar é a ceia do Senhor no dia do Senhor, (I Co 5:7,8). 

9) PORQUE ROUPAS, CORES, FORMAS, LUZES E SONS SEMPRE CARACTERIZAM O VELHO CULTO CATÓLICO ROMANO. 

O culto reluzente e colorido é o culto que não agrada a Deus. No Antigo Testamento havia muitas figuras, cores, formas e ritos, mas tudo tinha um significado tipológico. Com a vinda de Cristo, toda expressão profética do antigo culto cumpriu-se. Agora, somente os aspectos da nova aliança devem interessar à igreja de Cristo. Nada há Novo Testamento que nos dê a entender que o culto da Nova Aliança seja recheado de cores, luzes e sons. Ao contrário, a recomendação apostólica, quanto ao culto cristão, é de simplicidade e humildade. A igreja neotestamentária que mais deu trabalho ao apóstolo Paulo quanto à humildade do culto foi Corinto. Loucos por extravagâncias, os coríntios foram duramente repreendidos pelo apóstolo. 

Antigamente, antes das missões protestantes alcançarem as Américas, a roupa comum dos crentes era, naturalmente, o paletó. O pregador usava paletó porque era a roupa de todos os homens presentes na igreja; não havia destaque do pregador pela roupa ou qualquer outro utensílio. Hoje as igrejas buscam destacar cada vez mais o pregador da multidão. Contrariamente aos reformadores do passado, o Catolicismo procurou enaltecer infinitamente seu clérigo, pondo sobre ele roupas, cores, e objetos, que o tornam o centro da missa. O papa católico, com seus grandiosos palácios e fortunas, com tantos aparatos, ouro, e finíssimas roupas sobre si, nunca poderia ser o representante de Cristo na terra; Cristo morreu nu, desprezado, sem riqueza, e abandonado numa cruz. Por este motivo, o verdadeiro culto cristão é aquele que melhor representa a humildade do nosso Senhor. Implementar o culto com tantas paramentas é voltar à ostentação do culto católico romano, culto abominável a Deus. 

10) PORQUE IMPEDE QUE A PRÓPRIA MENSAGEM PRETENDIDA CHEGUE A MENTE, POR APRISIONAR-SE AOS OLHOS. 

Deus nunca estabeleceria coreografias para o seu culto porque seria uma contradição de propósitos. Seria a coreografia para os olhos ou para mente? Até agora nunca vi nada diferente do que as tais danças proporcionam para quem as assiste, além de novidades para os olhos. Nada diz ao coração, nem à mente. Ninguém entende nada que se faz com o corpo. É mero lazer para quem pratica, e confusão para quem vê. Dessa forma, a coreografia constitui um elemento proibido pela literatura apostólica. Nela não há mensagem de louvor, palavras de gratidão ou qualquer coisa parecida. Como poderia algo tão inócuo e irracional fazer parte do culto racional dos cristãos, (Rm 12:1)? 

11) PORQUE DESOBEDECE AO MANDAMENTO DA MODÉSTIA DA MULHER NO CULTO. 

As dançarinas produzidas em vestes, cores e arranjos ferem a ordem apostólica dos trajes modestos que Paulo dá em I Timóteo 2: 9 para o culto cristão. O culto não é lugar para demonstrações de fantasias de danças femininas. Certamente isto constitui um pecado grave para com Deus: a profanação do seu santo culto. 

12) PORQUE FAZ PERDER A SIMPLICIDADE DO CULTO A DEUS. 

O culto cristão é um momento onde todos os crentes devem estar quebrantados de espírito, arrependidos de seu mal, perdoado o próximo, e na mais total dependência de Deus. O sentimento de igualdade e dependência mútua como partes de um corpo deve permear o ambiente sagrado, fazendo de todos um único organismo. Quando o culto é recheado de destaques, privilégios, participações “especiais”, apresentações e representações individuais, (cores, movimentos, sons, personalidades centralizadas no palco, concorrências, etc.) elementos chamativos da atenção da congregação para um único indivíduo ou grupo, perde-se então, a verdadeira natureza de culto a Deus; a adoração é transformada em relações psico-sociais e antropológicas. Personagens se tornam o foco das atenções, as mentes são desviadas de Cristo, e o interesse aumentado em direção aos talentos, cores, sons, gestos e aplausos. 

Para a maioria das pessoas o culto não tem graça quando o único atrativo é Deus. Haverá sempre muito mais adeptos do falso culto, porque, além de tal culto não exigir pré-requisitos espirituais, ainda garante um relaxamento e lazer para os participantes. 

13) PORQUE CONTRARIA OS PRINCÍPIOS DE LITURGIA DO CALVINISMO, CARACTERIZANDO OS USUÁRIOS COMO NÃO CALVINISTAS. 

Calvinismo é um sistema de culto e vida. Incrivelmente, podemos encontrar coreografia em igrejas que vêm de origens calvinistas; até mesmo alguns pastores coreógrafos querem ser identificados como calvinistas. Com toda certeza esses movimentos coreográficos seriam taxados por Calvino e seus sucessores como movimentos pagãos. O culto do calvinismo clássico está muito longe das caricaturas modernas do culto protestante. Os praticantes da coreografia evangélica desconhecem o verdadeiro culto calvinista, e não partilham da tradição reformada deixada pelos gigantes do calvinismo clássico. 

A ênfase dada pelos calvinistas ao culto cristão condena qualquer representação visível (CONFISSÃO DE WESTMINSTER, cap. 1, seção 1), seja de danças, de teatro, ou de qualquer outra coisa. Pastores que afirmam serem presbiterianos, ou que adotam a Confissão de Westminster como símbolo de fé, jamais deveriam estar envolvidos em práticas coreográficas no culto reformado, pois isso é negar o voto ministerial, e incorrer numa infidelidade para com a Igreja Presbiteriana do Brasil. 

14) PORQUE A ORDEM É LOUVAR COM A BOCA, E NÃO COM DANÇAS. 

“Por meio de Jesus, pois, ofereçamos a Deus, sempre, sacrifício de louvor, que é o fruto de lábios que confessam o seu nome.” (Hebreus 13:15) 

A palavra “sacrifício” da expressão “sacrifício de louvor”, representa a adoração a Deus no Antigo Testamento. O autor está citando a mesma idéia contida em Oséias 14:2 (“sacrifícios de nossos lábios) para afirmar a verdade comparativa com o Antigo Testamento: enquanto a adoração da Antiga Aliança era por meio de sacrifícios de animais, a adoração da Nova Aliança é por meio de um outro tipo de sacrifício,“o sacrifício que procede dos lábios”. O autor desta epístola é unânime com a doutrina apostólica, quando fundamenta toda a adoração do Novo Testamento sobre o louvor dos lábios dos crentes. Indiscutivelmente, quando alguém tem dúvida sobre a adoração do Novo Testamento, podemos dizer-lhe que aquilo que era para o antigo culto de Israel, é hoje o louvor dos lábios dos crentes. Esse é o modelo neotestamentário de adoração da Nova Aliança, não havendo nenhuma outra forma de adorar a Deus, além de nossos lábios. 

15) PORQUE NO CÉU O CORAL É DE VOZES E NÃO DE DANÇARINAS. 

“Era necessário que, as figuras das coisas que se acham nos céus se purificassem com tais sacrifícios, mas as próprias coisas celestiais, com sacrifícios a eles superiores.” (Hebreus 9: 23) 

O culto terreno, instituído por Cristo e pelos apóstolos, é figura do que há no céu, e lá não há grupos de dançarinas, apenas um imenso coral de vozes dos redimidos, (Apocalipse 7 e 19). O texto de Hebreus está intimamente relacionado com o sacrifício de louvor dos lábios dos crentes. Não há nenhuma margem para cultos dançantes no céu. A adoração a Deus que acontece na terra é uma cópia da adoração celestial. Por isso João tem a visão apocalíptica de um grande coral, e não de dançarinas. 

16) PORQUE DENUNCIA A IGNORÂNCIA TEOLÓGICA DOS LÍDERES QUE APOIAM ESTE PECADO NA IGREJA. 

Como já vimos anteriormente, a prática da coreografia na igreja é uma prática mundana que entrou no culto dos mais desinformados. A liderança que compartilha de tais “expressões de louvor” desconhece a história do Calvinismo, ignora os símbolos de fé reformados, não tem raciocínio teologicamente preciso, e nunca aprenderam teologia reformada. Cansam-se de dizer que são reformados, quando na verdade só acreditam, com reservas, no sistema de governo e na doutrina da predestinação. Se olharmos para o presbiterianismo histórico, veremos que os antigos líderes eram homens mais conscientes da doutrina reformada, e detinham certa cultura teológica; essa é razão porque nunca encontramos coreografia na igreja quando recuamos um pouco na história. A maioria da liderança perdida com coreografia representa um pessoal que nada lê ou estuda; ignora a teologia, as letras, e o conhecimento. Assim, perecem no paganismo de sua própria ignorância. 

Quando corpos se contorcem feitos serpentes na frente de uma igreja, a única coisa que representam com aquelas danças é a materialização dançante da ignorância de seu pastor. 

***

Por Moisés C. Bezerril

*Nota do autor do blog: É necessário que entendamos que na verdade seguimos muitos exemplos apostólicos - como por exemplo a troca do sábado para o domingo. Mas concordo com o autor do texto também, pois devemos ter todo o cuidado em seguir exemplos, pois há inúmeros exemplos de erros cometidos pelos personagens bíblicos - devendo todo cristão ser prudente ao analisar cada exemplo para ver se é para o bem ou para o mau.
**Nota do autor do blog: Esse é um ponto controverso da doutrina calvinista/reformada. Alguns entendem que "salmos, hinos e cânticos espirituais" sejam coisas diferentes entre si. Já outra compreendem que sejam como que tópicos da literatura hebraica que caracteriza os tópicos do livro que conhecemos como Salmos - visão dos reformados clássicos e da grande maioria dos puritanos (salmos, hinos e cânticos espirituais seriam "tipos" de músicas que estão inclusos no livro completo que hoje chamamos de Salmos).
***Nota do autor do blog: exclui o último tópico, pois diz respeito exclusiva à igreja Presbiteriana - como não sou filiado à essa denominação, não vi o porquê de colocar essa parte. Qualquer dúvida, basta seguir o link e ver o que o escritor colocou

29 comentários:

  1. Legal, você sabe toda a teoria, mas, antes de se preocupar tando com as cores e bilhos, e julgar, estás amando teu irmão como deve?

    ResponderExcluir
  2. Anônimo, o que uma coisa tem a ver com a outra? O amor está SEMPRE ligado à verdade e à sã doutrina. Amo tanto os meus irmãos que por isso mesmo lhes exponho as verdades do evangelho. Aliás, lhe pergunta: o que é "irmão"?

    Aguardo resposta.

    ResponderExcluir
  3. Que bom que achei alguém abalizado, que compactua com o meu pensamento acerca de "cultos-shows e músicas seculares com letras sacras".

    Jamais li nada mais lógico e procedente. Peço ao Ir. Filipe, autorização para publicar este texto em meu blog: www.querendodeus.blogspot.com, mencionando a fonte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma pergunta pra tirar minha dúvida! Quer dizer que então ter um grupo de dança na igreja não é certo? Más vejo a glória de Deus na dança muitas pessoas se reconciliando com Deus, sentindo o amor de Deus através da dança, eu dançava antes, e sei que a dança é uma expressão do corpo, e com ela vc pode expressar o que vc está sentindo seja dor, tristeza, amor etc. Já vi Deus falar com muitas pessoas pela dança principalmente pra adoração, sei que nem todo mundo dança pra glória de Deus, más me explique melhor por favor pode ser? fica na paz,
      Deus te abençoe!

      Excluir
  4. Gostei do texto inteiro, exceto pelo fato de você "mesclar" Cristianismo com Calvinismo. Preste atenção nisso, pois quem escreve em um Blog tem leitores Arminianos, Calvinistas, Luteranos, etc. Todos são Cristãos, mas nem todos são Calvinistas. Portanto...
    Cuidado com a CALVINOLATRIA!
    Apenas um conselho...
    Não se irrite, te amo em Cristo!

    Felipe Miranda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. séculos se foram desde o início da igreja e não
      há escrito algum a respeito de dança ou coreografia nos cultos cristãos,mas em nome da modernidade a dança chegou, e nunca houve tanto crente carnal como hj.

      Excluir
  5. Olá, Martha.

    Fique a vontade para compartilhar esse precioso artigo do amado Moisés.

    Cristo seja contigo.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  6. Felipe Miranda, obrigado por gostar do texto (ainda que não seja meu).

    O presente blog tem total visão calvinista/reformada e reputa como antibíblica qualquer doutrina que destrone Deus de sua Soberania plena e absoluta sobre TUDO o que existe, daí que vez por outra é associado cristianismo com calvinismo, pois somente esse sistema enaltece a glória do Senhor como lhe é devida. Sim, existes homens piedosos que não são calvinistas, mas nosso dever não é "aceitar" outra visão que é deficiente das Escrituras, mas orar para que Deus lhes ilumine e os leve a um melhor conhecimento da Palavra.

    Em Cristo, Filipe.

    ResponderExcluir
  7. Essa pratica de daceteria dentro da igreja é uma pratica nada louvavel porque é cheia de lascivia, e desperta nos homens desejos sensuais
    os quais são extremamente pecaminosos, essa pratica tem de ser coibida pelas autoridades constituidas de cada igreja,para que não descambe para apostasia!!!

    ResponderExcluir
  8. O grande problema dos evangelicos tradicionais é realmente a ignorancia, por esse fato que as igrejas a cada dia estão mais vazias o com crescimento praticamete parado, servir ao Senhor é estar com alegria, servir ao Senhor é ser alegre como Mirian, servir ao Senhor é se preocupar com os perdidos que não conhecem a Jesus e não ficar criticando ou mesmo perseguindo irmãos da mesma fé...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais um anônimo que fala nada com coisa nenhuma. O texto acabou de explicar o fato de Mirian dançar e tenho de ler uma coisas dessas...

      Excluir
  9. Realmente muito bom.Me tirou varias duvidas,os que ainda assim não compreende demonstram seus desejos de cultuar a Deus do jeito deles e não como a Bíblia nos ensina!

    ResponderExcluir
  10. Ainda bem que somos salvos pela graça. É tanta polêmica e discussão que enquanto isso os perdidos se multiplicam sem salvação e o diabo ri por perdermos tempo com assuntos tão controversos. Enquanto isso a violência e a falta de amor proliferam pois os "evangélicos" estão olhando uns para os outros, vendo o que cada um está fazendo de errado. O certo, minha gente, é pregar a Palavra de Deus e resgatar almas do inferno. Isso quase ninguém quer. Que o Senhor tenha misericórdia de nós e vós, ó seres tão santos e sem erros!

    ResponderExcluir
  11. analisando os seus comentários, entendi que os mudos não podem glorificar a Deus. Pois seu Deus só pode ser adorado pelas vozes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas o que isso tem a ver com o texto?

      Excluir
    2. E o texto de (1cor. 10:31) Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus"? o texto já diz, façais outra qualquer coisa!!! Seria pecado então um grupo de crianças se apresentar cantando com coreografias, como acontece na igreja em que eu frequento? eu concordo com a irmã Sonia Ferreira, deveríamos nos preocupar mais com as almas, e como salvá-las independente de como possamos atraí-las, se não for por meios pecaminosos não vejo mal algum, o que não podemos é perder tempo, como pude perceber, alguns irmãos ai em cima que estão se preocupando em como algumas igrejas se comportam com relação a shows gospel e músicas evangélicas

      Excluir
  12. Olá, Filipe, a paz! Gostaria de saber mais sobre esses "meios de graça", pois, na minha igreja usamos muito essa expressão relacionando-a aos, como você disse, aspectos litúrgicos do culto e também atos como: Jejum, oração, fé, madrugadas, exame das Escrituras e louvor, ou seja, relacionamos os "meios de graça" com esses "recursos" da graça. Sendo assim, recebemos críticas de alguns que falam que não existe "meio de graça", pois qualquer "meio" utilizado pelo homem anula a graça. Como voce vê isso? Obrigado!

    ResponderExcluir
  13. Ótimo o estudo do amigo e conhecido Pr. Moisés Bezerril. Na intenção de contribuir, coloco aqui parte de um estudo escrito por um outro grande irmão em Cristo, Pastor reformado sobre o culto. "O culto solene é um encontro pactual entre Deus e o Seu povo; entre o Noivo e a Sua noiva. A dinâmica do culto é um diálogo pactual. Por esta razão, não há lugar no culto solene para terceiros. Qualquer apresentação ou qualquer atividade que envolve apenas uma parte da congregação falando, cantando ou fazendo algo para outra parte da congregação, descaracteriza o culto. Por exemplo, quando um grupo musical canta em frente da congregação como se fosse concerto, perdeu-se o caráter de um culto solene. O grupo musical, a cantora ou qualquer outro que está fazendo um show, está interrompendo o momento de mais profunda intimidade entre o Noivo e a Sua Noiva.

    ResponderExcluir
  14. Alguns comentários aqui vêm comprovar o que penso sobre essas inveções como dança no culto. Há pessoas que discordam sem nem refutar biblicamente e ainda põem um fardo no assunto que nada tem de coerente, pois quem disse que, seja o autor do artigo ou o autor do blog não têm amor pelos perdidos? Acho que há tantos perdidos fora como dentro das igrejas e o texto é para estes. Por que não aparecem pessoas com algum argumento de fato. Não adianta ficar colocando culpa em falta de amor, aliás falta de amor é o que andam fazendo com a noiva do cordeiro que recebe mal alimento e adornos que Deus não aprova.

    ResponderExcluir
  15. carlos almir de araujo,08/11/2013.
    gostei do comentário,(está bem claro na Palavra:Antes crescei na graça e no conhecimento de NOSSO SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO,sim dessa forma quando atentamos para o que a Palavra nos foca,entendo o verdadeiro culto e louvor e adoração a Deus,que lhe abençoe.

    ResponderExcluir
  16. Ficou nítida uma distorção quando diz: A coreografia é proibida pelo apóstolo Paulo por representar uma forma muda de expressão que nada expressa. Nenhuma formalidade sem sentido deveria fazer parte do culto cristão, (I Co 14:8-9). Deu uma forçada que não harmonizou com o original do texto!! Paulo está se referindo a linguagem verbal no texto e fica bem claro isso, ele se refere a pronuncia, palavra e fala. A coreografia se refere a uma linguagem corporal.. Outra coisa, o texto descrito não é imperativo e não expressa uma proibição, mas uma orientação. Não sou contra o texto no todo, mas a minha base de fé não é em Calvino mas em Cristo!! abs!

    ResponderExcluir
  17. Pastor realmente na atualidade tem muitos exageros, porém se na sua bíblia tiver o livro de Salmos vai no capitulo 150 no versículo 4 que diz:
    4 Louvai-o com o tamborim e com dança, louvai-o com instrumentos
    de cordas e com órgãos.

    Esse falso moralismo dos pastores da atualidade também me deixa um pouco incomodado e agora posso ser radical também; Pois a igreja vem inserindo no decorrer dos tempos elementos que não são adequado, pois se é pra ser moralista vamos ser!!!

    No Século XIX

    Para muitas igrejas o piano foi visto como um instrumento profano, já que por muito tempo fora usado pelos negros em cabarés americanos, e hoje podemos afirmar que 95% das igrejas utilizam o instrumento. Ué o que aconteceu? o pensamento mudou? Conveniência? Vamos lá, hoje você deve se orgulhar de ser pastor... Andar com um terno bonito e uma bela gravata... ops!! GRAVATAAAA!! As gravatas no Inicio do Século era usadas para identificar os Cafetões, Malandros e Gangster rsrsr e o que mudou hoje?

    Pastores prostituindo o verdadeiro Evangelho de Cristo, comercializando a fé, e disputando território. Abrindo "igrejas" uma ao lado da outra, parede a parede! E vem um pobre de espírito falar e expor sua opinião na rede preocupada como se devem adorar a Deus, me poupe! Agora garanto que o cidadão recebe um salário da igreja!!! E vamos para a bíblia;
    De graça recebemos, de graça devemos dar! É assim que Jesus inicia o envio e conseguintemente a missão dos discípulos. É fundamental entender bem que recebemos gratuitamente o evangelho da vida, então vai trabalhar vagabundo!!!

    O Pastor tem o dever de orientar, de estar junto trabalhando com o grupo de dança orientando nas questões das roupas utilizadas,coreografias ousadas, tudo dentro da ordem e decência tudo ficaria bem, mas pra que apoiar os jovens e adolescentes, alias jovem e adolescente não dá lucros... Muitos não trabalham são dependentes dos pais e quem dá dizimo e ofertas são os velhos!

    Essa é a Verdade!

    Não Danço, não faço parte do "Ministério" de Dança, mas apoio os adolescentes

    Pois a Bíblia me assegura que sou livre para adorar!!!!

    ResponderExcluir
  18. A dança é a forma de adoração mais completa q conheço com ela vc adora com seu corpo e sua mente . É uma pena fico verdadeiramente compadecidas de pessoas que não tem tal liberdade diante de Deus... muitas das vezes são sepulcros caiados. É uma pena realmente ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você, acho a dança uma das adoraçoes mais completas, o engrassado é que eles banalizam tanto a dança como se fosse pecado dançar pra Deus, e aonde que entra a parte que Davi dançava? Uma pena saber que existe pessoas que vão contra a palavra né ?

      Excluir
  19. amei o artigo...Deus falou grandemente...eu creio que so a palavra basta...nao precisamos inventar coisas..a biblia e clara como se deve cultuar a Deus...somos livres...livres do pecado e livres pra viver em obediência ao Senhor...a Biblia relata como a igreja primitiva adorava a Deus
    Eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos e à comunhão, ao partir do pão e às orações.
    Todos estavam cheios de temor, e muitas maravilhas e sinais eram feitos pelos apóstolos.
    Todos os que criam mantinham-se unidos e tinham tudo em comum.
    Vendendo suas propriedades e bens, distribuíam a cada um conforme a sua necessidade.
    Todos os dias, continuavam a reunir-se no pátio do templo. Partiam o pão em suas casas, e juntos participavam das refeições, com alegria e sinceridade de coração,
    louvando a Deus e tendo a simpatia de todo o povo. E o Senhor lhes acrescentava todos os dias os que iam sendo salvos.

    Atos 2:42-47
    nada de dancas ou apresentações...tudo na simplicidade..

    ResponderExcluir
  20. Então texto muito claro no que se diz respeito na linha teológica!
    Mas vamos ir mais além...
    Em vários livros e capítulos bíblicos vamos ver que várias pessoas dançaram,se dançamos é porque a alegria que está em nosso coração exala e o corpo fala por si!
    Então na sua linha de raciocínio uma pessoa muda,cega,etc deve permanecer muda,cega,etc.
    Mas para você que talvez ainda não foi batizado pelo Espírito Santo de Deus não vai mesmo conseguir entender o porque da coreografia!
    Eu sou uma pessoa que nasceu com o dom de coreografar.
    Tinha tudo pra ser uma dançarina do mundo e usar meu corpo para cativar os olhares masculinos,incitar as meninas a também se exibirem como várias cantoras fazem por aí,mas...
    Deus me resgatou e cá estou usando meu fôlego,meus braços,minhas pernas para louvar à ele!
    É ignorância mesmo para quem nunca vai compreender o trabalhar de Deus!
    Existe uma linha que divide a coreografia para chamar atenção para si próprio,para dar "shows",para desfocar a atenção do culto!
    A coreografia é uma forma de adoração à Deus!
    Mas não tem como explicar com palavras o que somente o coração sente!
    Uma Glória que invade nosso coração palpita mais forte,a lágrima desce,o espírito louva,sentimos que podemos até voar e a presença de Deus toma nosso ser e invade a igreja,pessoas são curadas,batizadas,demônios caem partem em retirada....
    Mas você nunca vai entender o que Deus faz!
    Um dia se você se permitir quem sabe ao ver alguém fazendo coreografia abra seus olhos espirituais em vez dos carnais e consiga entrar na graça!
    Essa graça de que tanto fala sem saber!
    Quando entrar numa igreja em que realmente Deus esteja presente se permita,deixe o seu "eu"de lado,peça à Deus para lhe mostrar a verdade dele,para Deus o que você acha nada é!!!
    Quem pode explicar Deus?
    Ele faz e desfaz,ele usa quem quiser da maneira que quiser!
    Ele é Deus!
    Você antes de fazer esse texto procurou nele saber o que ele teria pra te explicar?
    Se ainda não ele vai te mostrar,porque ele é Deus!!!
    Ele vai te mostrar!
    Não digo por todos,mas aqueles que o adoram em espírito e em verdade são conhecidos!
    Então não julgue a adoração dos outros sem antes saber de que maneira Deus pretendeu usar aquela pessoa!

    ResponderExcluir

Por favor, comente este texto. Suas críticas e sugestões serão úteis para o crescimento e amadurecimendo dos assuntos aqui propostos.

O culto online e a tentação do Diabo

Você conhece o plano de fundo deste texto olhando no retrovisor da história recente: pandemia, COVID-19... todos em casa e você se dá conta ...