quarta-feira, 15 de junho de 2011

Refutar é uma Arte

Refutar é uma Arte -
por Filipe Luiz C. Machado

Refutar é uma arte.

É uma arte, pois depreende grande demanda intelectual a fim de desconstruir a ideia alheia.

É uma arte, pois exige preparação técnica, argumentatória e amplo conhecimento das mais diferenças academias.

É uma arte, pois requer do refutante um espírito sereno, capaz de raciocinar com clareza mesmo diante do mais intrigante sofisma.

É uma arte, pois além de se fazer necessário ter o correto entendimento do que se quer refutar - fazendo assim com que o refutante batalhe contra aquilo que entendeu por parte do oponente - é necessário desmembrar a tese levantada, com o intuito de mostrar que o próprio argumento levantado pelo oponente muitas vezes é em si mesmo contraditório ou iniciado já com falácias.

É uma arte, pois exige a comprovação mediante meios de raciocínios não pensados anteriormente pelo refutado - o que eleva ainda mais a arte, haja vista ter de se imaginar algo ainda não pensado.

É uma arte, pois muitas vezes os sentimentos de não querer magoar o próximo tentarão falar mais alto que a sabedoria - sendo necessário a separação entre verdade e amizade.

É uma arte, pois não basta a não-concordância para com a tese, é necessário que tal ideia seja destruída e no lugar dela seja construído algo diferente - não podendo deixar o espaço vago - tornando ainda mais difícil a empreitada, dado às dificuldades de se preencher a lacuna existente.

É uma arte, pois é mister que o refutante conheça os métodos de interpretação, tais como: Sociológico, teleológico, lógico, gramatical, histórico, sistemático e ainda outros.

É uma arte, pois o oponente não deve sair do debate sem ter entendido que seu paradigma é falso, necessitando por parte do refutante uma alta dose de sinônimos, exemplos e explicações perspicazes.

Por esses e outros motivos, que refutar é uma arte.

2 comentários:

  1. Filipe,

    você é um artista, então? [rsrs]

    Dá para ministrar um curso sobre como desenvolver essa arte? Se possível, disponibilizar aos amigos distantes, como eu?

    É uma arte realmente; e que preciso dominar.

    Abraços.

    Cristo o abençoe!

    ResponderExcluir
  2. Grande Jorge!

    Quem dera eu fosse um artista! Apenas escrevi "bonitinho". rsrs
    Quem sabe num futuro próximo eu prepare alguma coisa - material leigo - para me ensinar e ensinar aqueles que eventualmente necessitem de tal ajuda.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir

Por favor, comente este texto. Suas críticas e sugestões serão úteis para o crescimento e amadurecimendo dos assuntos aqui propostos.

O culto online e a tentação do Diabo

Você conhece o plano de fundo deste texto olhando no retrovisor da história recente: pandemia, COVID-19... todos em casa e você se dá conta ...